Canjiquinha a mineira para o frio da Irlanda

Dois pacotes de canjiquinha, foram um dos presentes que meus pais trouxeram para mim do Brasil em junho quando vieram me visitar. Eu arrisquei fazer a canjiquinha com a ausência de alguns ingredientes que aqui na Irlanda são mais difíceis de achar. 
Canjiquinha a mineira na minha casa é sempre feita pela minha vó, canjiquinha com costelinha defumada, uma das minha receitas preferidas da Dona Enilde! Eu ainda menininha não tenho metade dos dons culinários da minha vó, mas devagarzinho a gente vai tentando chegar lá! Foi por isso que ontem domingo a noite me deu a doida, sai de casa para comprar os ingredientes para minha canjiquinha e vale lembrar que aqui na Irlanda domingo é sagrado a maioria das lojas não funcionam e as que funcionam fecham cedo, bem cedo. Eu então corri para o supermercado junto com o amore para comprar a tão importante costelinha. 
O almoço de segunda já estava decidido, canjiquinha com costelinha, só faltava agora ver se ia dar certo!


E não é que a receita funcionou! Claro que ainda falta muito chão para chegar na delicia que é a canjiquinha da Dona Enilde mas um dia a gente chega lá!

Canjiquinha a mineira
250g de canjiquinha
200g de costelinha (eu fiz com osso mesmo, mas muitas receitas mandam cortar a costelinha, como dá muito trabalho e eu sou mesmo preguiçosa, fiz com osso)
Meia lata de molho de tomate
1 cebola
3 dentes de alho
250g de bacon
meio limão

  • Coloque a canjiquinha em uma panela com água até tampar a canjiquinha. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos
  • Tempere a costelinha com meio limão e sal, se gostar coloque um pouquinho de pimenta do reino. Misture bem e deixe marinar por alguns minutos
  • Em uma panela funda coloque a costelinha com um pouquinho de óleo e frite bem de todos os lados, acrescente um pouquinho de água para cozinhar a costelinha e deixar mais macia. Depois que a água secar acrescente o bacon picadinho, a cebola e o alho, deixe fritando até a cebola murchar.
  • Acrescente a meia lata de molho de tomate, misture bem, acrescente a canjiquinha e coloque um pouco mais de água até ficar bem molhadinho, deixe mais uns minutos no fogo e sirva com salsinha e cebolinha.


P.S Para dar uma colorida no post um pouco das imagens e do cotidiano gelado de Dublin


Comentários

  1. Mi amor una de las cosas mas deliciosas que eh probado en la vida muero de ganas de ir a Brasil a probar todas las delicias que tu cocinas te amo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por tricotar comigo! Logo mais seu comentário será publicado

Postagens mais visitadas