Tricotando sobre viagens


Itália, muito mais do que um bom macarone

Nas minhas andanças pela Europa tive a oportunidade de conhecer três cidades na Itália. O que não poderia ter sido melhor já que o eu sonho era conhecer a Itália!
Nossa primeira parada foi em Veneza, cidade ilha, que afunda um pouquinho a cada ano como reza a lenda. Veneza me surpreendeu, eu sabia que era uma ilha, cheia de gondolas trafegando pelos canais apertados, mas nunca passou pela minha cabeça que Veneza não tinha carros, isso me assustou, ilha mesmo!

Veneza é uma cidade que a gente realmente não precisa mais do que um dia para explorar, mas que precisa de muito tempo para fotografar, cada pontezinha em cima de uma canal produz uma foto mais linda que a outra, preparem-se para tirarem fotos maravilhosas, ou seja em visita a Veneza, limpe o cartão da sua máquina.


Outra cidade que tive o prazer de conhecer foi Roma, Roma que é amor ao contrario é de fato a cidade do amor, Roma é linda, grande e bege. A cidade em tons pasteis que simplesmente colore qualquer ambiente pela riqueza das arquiteturas.

Em Roma, os clássicos do cinema aparecem a cada esquina, Fontana de Trevi com o lindo filme La Dolce Vita, fonte que reúne milhares de moedas por pedidos de amor, e do desejo de voltar a Roma.
Além das comidas maravilhosas e baratas que a Itália oferece o Gelato não pode ficar de fora, incrível como a cremosidade de um sorvete italiano faz toda a diferença. Roma foi uma das minha preferidas cidades na Europa, a gente vê vida, tive a impressão que estava em casa, parecia o Brasil dando certo, limpo e um pouco mais organizado.

Agora de todas as cidade a que eu mais esperava da Itália era ela, Florença, Toscana, onde nasceu a cultura italiana e onde eu sempre me imaginei, com uma casinha, minha horta e muita comida no fogão, um sonho que se tornou realidade, Florença é exatamente como sempre imaginei, linda, calma, cheia de história e muita gente interessante! 

Normal ver pessoas em Florença degustando uma boa taça cheia de vinho tinto, provavelmente das vinicolas que rodeiam a cidade, no meio da tarde. Um sonho que ainda hein de realizar morar em uma cidade assim, bem no meio da Itália!






Um pouquinho da Alemanha em (quase) todos os seus aspectos

Acho que ainda não mencionei que as minha viagens pela a Europa foram junto com um grupo, muito alegre, e toda feita de ônibus, pode parecer cansativo mas todas as paisagens que tive a oportunidade de ver, comodidade nenhuma de avião me faria trocar. Pelo caminho da Alemanha eu tive a oportunidade de ver pela primeira vez neve, o que foi simplesmente maravilhoso! Confesso que ver a neve na encosta da pista foi muito melhor do que realmente ver nevar, porque eu estava zero preparada para sentir mais frio do que normalmente sinto em Dublin

Minha passagem pela Alemanha foi bem interessante, tive a oportunidade de conhecer duas cidades bem opostas, a começar por uma pequena vila situada em Rhinne Valey chamada St Goar. 

A cidade é realmente bem pequena, cercada por um rio maravilhoso que atrai casais de velhinhos por pequenos cruzeiros por aquela região, eu em especial tive a oportunidade de visitar a casa de uma das maiores vinícolas da região e ainda ter um pouco de aula sobre vinhos e suas uvas, o que confesso que não foi assim fácil de entender já que o simpático guia era alemão e seu inglês não era assim tão claro.

Eu que não sabia que a Alemanha tinha bons vinhos fui surpreendida. 
Mais tirando a parte do vinho que realmente me surpreendeu a Alemanha é realmente conhecida por sua grandes jarras de cerveja e Munique outra parte que tive a oportunidade de conhecer é nada mais nada menos que a terra do Oktoberfest.

Na pequena vila de St Goar eu já tive uma prévia do que nos esperava em Munique, além de visitar a vinícola eu conheci também uma fábrica de steins. Steins são as canecas de chop antigamente feitas de pedra, e metal, hoje em dia por praticidade foram substituídos pelos que vemos de vidro mesmo, mas não se engane são muito pesados.

Essa prévia me fez chegar em Munique com sede de cerveja, afinal era tudo que tinha escutado o dia inteiro. E Munique é realmente linda, é moderna e antiga ao mesmo tempo, cheia de mercados na rua com milhões pretzls e salsichas maravilhosas. 



A minha escolha para o jantar não podia ser diferente, se está na Alemanha faça como os alemães, joelho de porco e um chop por favor!


Amsterdam, de flores, cores e amores



Acho que a maioria das pessoas que vem a Europa tem a curiosidade de ir para Amsterdam, muitos pelo fato da maconha ser legalizadas e ter coffe shops espalhados por toda a cidade que te dão a liberdade de entrar, e se sentir livre para expressar seu sentimentos e desejos, eu particularmente quando me falam sobre Amsterdam lembro das flores. 



Tulipas de todas as cores, cidade verde, colorida e cheia de natureza. Tudo que Amsterdam tem parece que faz tudo ser um conto de fadas. Os vários canais que cortam a cidade deixando tudo mais romântico, a maravilhosa cultura de andar de bicicleta, que querendo ou não chega a causar tráfico, mas que mesmo assim ainda faz tudo parecer mais poético. 
Minha passagem por Amsterdam foi curta, mas me deixou pensando no jardim que poderia plantar se morasse lá. Enquanto caminhava pela a rua das flores, imagina flor por flor no meu jardim. 



Os Holandeses são de fato mais abertos, pelo pouco que vi no distrito vermelho, drogas e sexo são assuntos normais, sem tabu.

Amsterdam é hoje uma das cidades com melhor índice de qualidade de vida, porque será que então onde tudo que julgamos como tabu funciona normalmente as pessoas são mais educadas e a cidade tem um dos melhores índices de qualidade de vida? Me surpreendi como que os holandeses falam o inglês como segunda língua naturalmente, todos falam inglês. Enquanto não consigo achar resposta do porque o meu país ainda não consegue lidar com essas questões tão bem resolvidas em Amsterdam, continuo procurando flores para o  meu jardim!



La Boqueria um mercado de cores e sabores



Conhecer outros países na Europa já um privilegio, estando com a família então é uma dádiva. Depois que meus país passaram uma semana em Dublin curtindo o frio comigo, fomos curtir o Sol e a praia de Barcelona. Barcelona é uma cidade viva, criativa e cheia de cores. As pessoas são abertas, animadas e parece que todos estão de férias prontos para curtir o verão! A cidade é linda!


Eu fiquei poucos dias e já estou fazendo os meus planos para voltar.


Entre todas as obras do Gaudí espalhadas pela cidade, os azulejos deixam tudo mais colorido e alegre. Mas não é só de arquitetura que a cidade está viva, infelizmente só descobri o mercado da cidade no meu último dia, se não teria passado todos os dias provando os novos sabores e cheiros das fruta, peixes e sucos do La Boqueria!


O mercado é cheio de cores, cheiros e sabores. Perfeito para quem gosta de cozinhar passar horas experimentando tudo para os novos pratos! La Boqueria são os azulejos de Gaudí em frutas! 



Barcelona com certeza coloriu a minha vida! Na desorganização a cidade se movimenta.


"Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida..."
Casa arrumada - Carlos Drummond





Londres e uma mesa de doces da realeza


Londres é uma cidade de dar água na boca, é preciso passar muito mais do que um ano para conhecer toda uma Londres, para aprender e conhecer todas as linhas do metro que são incriveis e que passam por toda a cidade. 
É preciso muitos dias de Sol para aproveitar todos os parques verdes daquela cidade, ler bastante para entender sobre toda a história e claro ter muito dinheiro para entrar em todas as atrações turísticas que são muitas. 
Os ingleses são de fato muito elegantes e pontuais, porque vivem correndo. A cidade é um deslumbre. Poder conhecer ainda no Jubileu da rainha com a cidade toda decorada é um arraso.

Um dos lugares que comi em Londres era um supermercado que servia almoço, para os que moram em Belo Horizonte se parecesse muito com o nosso Verdemar, uma delicia, com uma mesa de doces que deixa qualquer um diabético só de olhar.
Londres é uma cidade para todos e todos precisam um dia ter a oportunidade de conhecer, aqui coloco um pouquinho da Londres dos meus olhos!






Sobre as praticidades (ou não) da cozinha


Tudo bem, tudo bem, demorei muito para escrever sobre a minha estada na Europa, confesso que a mudança de ares e de clima mexeram um pouco com a minha cabeça. A vontade cozinhar foi sumido um pouquinho , mas acredito que logo logo estarei melhor. Mas o que realmente queria contar para vocês é sobre as praticidades da cozinha. 
Eu como todos sabem nunca me dei bem com batedeiras e outras coisas muito tecnológicas que existem na cozinha, prefiro tudo manual, mas parece que aqui os europeus preferem as coisas um pouco mais práticas. 
Não tenho cozinhado muito porque na minha minuscula cozinha quase não me cabe, e quando digo isso não exagero, se preciso usar um prato e uma tabua para cozinhar não tem espaço, por isso tenho que me adequar as coisas mais praticas, algumas coisas acontecem por algum motivo, em duas semanas aqui já consegui emagrecer uns quilinhos!
Mas voltando as praticidades, aqui não existe nenhuma casa que tenha um fogão a gás, eles morrem de medo, tudo aqui é elétrico e esquenta muito rápido mesmo, tanto que nas minhas pequenas aventuras em esquentar um sanduíche no forno em menos de 5 minutos ele queimou. Mas não é só isso existem praticidades que realmente salvam a gente. 
Ainda não me acostumei com as dosagem aqui, nenhum óleo, sal, azeite tem dosador o que obvio me faz colocar muito mais do que o normal e eu acabo comendo uma salada lotada de sal e azeite, mas acho que consigo me acostumar.
Mais para frente quando acostumar com as coisas vou recheando as páginas com mais histórias, prometo!


Irlanda ai vou eu!


Agora é real, estou no aeroporto de Guarulhos aguardando meu voo para a Irlanda. Aproveito esse tempinho de espera para inaugurar uma novas sessão no blog. Ou vocês acharam que eu ia deixar o blog no Brasil largado aos vírus (porque não caberia dizer largado as traças), enfim, vou aproveitar esse momento de estudo de uma nova língua para conhecer novos temperos, novas comidas e restaurantes e vou compartilhar com vocês tudo de legal sobre culinária que aparecer nesse minha viagem! Torçam por mim, para quem está conectado estar do outro lado do mundo não quer dizer nada!
Até breve com noticias da Irlanda!

Comentários

  1. SARAH QUERIDA,DEPOIS DO VÔO PROLONGADO
    UMA ESTADIA DE MUITA FELICIDADE. E MUITAS RELISAÇÕES PELA GARIMPAGEM QUE HORA INICIA.
    LEMBRE-SE SEMPRE EM BELÔ TEM DUAS MENINAS DO 714 TORNCENDO PELA SUA AVENTURA.BEIJOS DA VÓ LUCILLA

    ResponderExcluir
  2. Querida, adorei seus comentários sobre a cozinha Irlandesa e vc está perfeita como correspondente internacional - Parabéns!! da sua mamy! SARAH FARIA DE DUBLIN PARA O JN

    ResponderExcluir
  3. Sarah..vc já teve oportunidade de conhecer o Mercado Central dai...acho o passeio mais interessante qd chego em alguma cidade ....conhecer as frutas, legumes, alimentos locais..nada mais prazeroso que passar horas num mercado...Um grande beijo, conte mais,,,conte mais..boa sorte..

    ResponderExcluir
  4. A cidade parecer ser mesmo muito linda e romper paradigmas é sempre muito bom! Com este cenário então nem se fala! Continue!!! rf

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por tricotar comigo! Logo mais seu comentário será publicado

Postagens mais visitadas