Bolo de açúcar mascavo e o improviso no parabéns

Sexta feira, aniversário da minha prima e ela me liga dizendo que vem para a minha cidade.  O que vamos fazer? Ela pergunta. A solução mais simples seria sairmos para jantar, pedir uma pizza ou algo parecido, mas como não consigo ficar longe do fogão e fico procurado motivos para preparar as receitas que me deixam salivando durante a semana, respondi sem nem hesitar: Vamos fazer uma coisinha lá em casa! Depois dessa resposta que me dei conta que era um aniversário e que aniversário sem bolo não tem jeito, tinha que comprar a vela, mas nada ia dar tempo, eu ainda estava no serviço. Futriquei o blog da Flávia, o Simplesmente Delicia, e achei um bolo que poderia resolver os meus problemas, eu tinha todos os ingredientes em casa, parecia uma delicia e fácil de fazer, resolvi o meu problema!
Mas mesmo assim ainda saiu no improviso, eu não tinha a vela, e o parabéns ficou sendo com aquelas velas Santo Antônio mesmo, mas deu tudo certo!

Bolo de Açúcar Mascavo
3 copos de farinha de trigo
½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (usei fermento em pó no lugar)
¼ de colher de sobremesa de sal
1 copo de leite
1 colher de sobremesa de baunilha
150 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
2 ½ copos de açúcar mascavo, bem apertado no copo
½ copo de açúcar comum, branco (não tinha em casa não usei)
5 ovos

Calda:
100 gramas de manteiga sem sal
1 copo de açúcar mascavo
¼ copo de leite
1 colher de sobremesa de baunilha
* Eu colocaria um pouco mais de ingredientes na calda, ela que dá o toque especial no bolo, quanto mais calda melhor
  •  Numa vasilha, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve. Unte uma forma redonda de tubo com bastante manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga. Bata bem até formar um creme leve. Adicione o açúcar mascavo em 3 vezes, batendo bem entre cada vez. Quando tiver adicionado todo o açúcar mascavo e tiver obtido um creme bem leve, adicione o açúcar comum. Bata mais um pouco e acrescente os ovos um por um, batendo bem entre cada ovo.
  • Quando houver incorporado todos os ovos à massa, acrescente o leite e a farinha em 3 vezes, sempre começando e terminando pela farinha. Entorne a massa na forma preparada e leve ao forno por 1hr10 ou ate a faca sair limpa de dentro do bolo. Retire o bolo e deixe esfriar antes de virar em um prato.
  • Enquanto isso prepare a calda de caramelo. Derreta a manteiga numa panela. Quando ela estiver toda derretida, adicione o açúcar e o leite. Misture até ferver, e deixe borbulhar por 1 minuto. Retire do fogo e acrescente a baunilha.
  • Com o bolo já virado em um prato, passe 1/3 da calda em cima do bolo. Use uma faca de ponta redonda para passar calda nas laterais também. Espere uns 10 minutos para essa primeira camada secar e ponha mais 1/3 de calda, espalhando pelo bolo todo. Espere de novo uns 10 minutos para secar e entorne o restante todo da calda.

Ah! Não se assuste com a massa, ela fica mais encorpata que massa de bolo comum, fica parecendo um chantily mesmo, mas o bolo cresce e fica uma delícia!

Comentários

  1. OI Sarah,
    Parabéns para sua prima.
    O bolo ficou muito bonito.O importante é o carinho que vc fez pra ela.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lylia!
    Quando a gente cozinha com carinho as coisas ficam mais gostosas não é!? Você sabe bem disso sempre publica umas receitas deliciosas cheia de carinho pra familia toda!
    Um beijo
    sarah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por tricotar comigo! Logo mais seu comentário será publicado

Postagens mais visitadas