Bolo Peteleco e a lembrança de uma infância na casa da Vó!

Não consigo me lembrar muito bem, mas acho que essa foi a primeira receita que preparei sozinha, com meus aproximadamente 10 anos de idade. Me lembro da minha avó pegando um livro todo empoeirado, escrito todo a mão com a letra da Beá, que apesar de não cozinhar tinha a letra mais bonita e adorava escrever.
Eu estava na cozinha com a minha amiga, até então minha vizinha Lala e minha avó me deu a receita para fazer numa tarde ensolarada. Depois de me explicar tudo com muita calma ela pegou de dentro do armário da cozinha a batedeira, que eu rapidamente disse que não queria usar, a minha vontade era colocar a travessa na cintura e ficar caminhando pela casa conversando com as pessoas enquanto batia o bolo manualmente. Acho que talvez seja por isso que até hoje não sei usar a batedeira.

Esse bolo até hoje me lembra uma fase da minha vida que nunca vai sair da memória, tudo era possível e tudo se realizava, adoro quando a casa fica cheirando a esse bolo e por mais que ele possa dar errado ele nunca fica ruim, e falo isso de experiência própria, porque já deixei o bolo queimar, assolar e mesmo assim ainda dava pra salvar uma parte e comer tomando café, chá, assistindo sessão da tarde! Apesar de já ter feito esse bolo milhares de vezes a receita não grudou na minha cabeça e toda vez que vou fazer tenho que ligar pra minha avó, acho que a receita não ficou na cabeça por causa disso, um motivo para fofocar com a vovó, mesmo que tarde da noite. Por isso tenho jogado por vários cantos da casa muitos papeis com a receita escrita o que faz com que cada vez que eu ache uma delas eu corra para a cozinha e comece a cozinhar!
Bolo Peteleco
3 ovos
3 xic de farinha
2 xic de açúcar
1 xic de chocolate em pó
1/2 xic de óleo
1 col de chá de fermento
1 col de chá de bicarbonato
1 pitada de sal


  • Na sequencia listada acima coloque os ingredientes em uma tigela
  • Misture até ficar homogêneo
  • Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 min, só depois de 30 mim você pode abrir o forno, faça o teste do palito, se sair limpinho o bolo está pronto!







Comentários

Postar um comentário

Obrigada por tricotar comigo! Logo mais seu comentário será publicado

Postagens mais visitadas